quinta-feira, 24 de março de 2011

Boa surpresa

A vida é cheia de surpresas. Umas muito boas, outras nem tanto. Penso eu, contudo que nenhuma delas aleatória e grande parte traz ao menos implicitamente um significado maior. Cabe a nós estarmos atentos a isto. Nesta última semana uma destas surpresas, felizmente uma das boas, aconteceu comigo.
Comentei aqui que atualmente trabalho na área de treinamentos e desenvolvimento humano, mais especificamente na área comportamental. Estes treinamentos são frequentados por pessoas dos mais diversos lugares, idades, classes sociais que possuem um objetivo em comum. Ser melhores. Ter novas atitudes, novos comportamentos, buscar soluções para situações que trazem incômodos e desenvolver novas perspectivas em sua vida profissional e seu contexto pessoal. 
Como boa surpresa, tive a oportunidade de reencontrar um grande amigo que se inscreveu para o curso sem que eu soubesse que ele iria e sem que ele soubesse que iria me encontrar trabalhando. O detalhe é que trata-se de um amigo que estudou comigo na faculdade, dividiu a ‘república’ que formamos e compartilhou momentos muito bacanas de uma época muito especial. Fazia aproximadamente 8 anos que não nos encontrávamos, apesar de durante este período morarmos e trabalharmos muito próximos. Fomos afetados por este mundo maluco, competitivo e dinâmico que vivemos e pelas circunstâncias deste cotidiano apressado que por mais que tentemos evitar acaba nos privando de coisas muito especiais.
O reencontro foi muito legal. Muitas pessoas costumam usar o termo ‘amigo’ de forma abrangente e até mesmo banalizada. Particularmente, penso que amigo, amigo mesmo tem algumas características que o diferenciam de colegas ou de pessoas que convivemos e pelas quais temos grande apreço. Amigo tem um quê de irmão, sem compartilhar o sobrenome. Sabemos que estamos diante de um amigo quando mesmo há muito tempo sem encontrá-lo conversamos, rimos e nos tratamos como se tivéssemos estado juntos no dia anterior. Porque a real amizade transcende tempo e obstáculos. Amigo se entende no olhar, sorri junto, sabe quando falar e quando silenciar. Sabe inclusive como falar. Respeita a personalidade do outro e apóia quando necessário, com a prerrogativa tacitamente estipulada de discordar quando for preciso. Amigo é aquele que nos conhece completamente e ainda assim gosta de quem somos.
Amigo sabe até se afastar, dar um tempo para que as coisas sejam processadas.  Amigo é versátil, flexível, imprescindível. Amizade não tem vaidade, ego, competição. Mario Quintana dizia que ‘ A amizade é um amor que nunca morre’. Esta boa sincronicidade que a vida me trouxe e que já começo a entender o propósito, me fez assumir um compromisso comigo mesmo.
Semanalmente entrarei em contato com ao menos um dos meus amigos, prioritariamente com os que há tempos não encontro. Um telefonema, uma visita, um bate papo. Algo que sirva para nutrir este bem precioso chamado amizade e principalmente para reforçar este sentimento tão nobre, salientar a importância destas pessoas em meu caminho e relembrar momentos que foram marcantes em minha vida.

2 comentários: