quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Evitando o estresse


llAtualmente o estresse é um dos grandes vilões da humanidade. Fruto do ritmo de vida acelerado que levamos, estima-se que atinja em algum nível mais de 75% da população mundial. Vale salientar que o estresse pode ser bom, desde que sirva para nos mover rumo aos objetivos que traçamos. Mas, a maioria das pessoas é acometida pelo estresse nocivo, prejudicial, sofrido pela constante pressão a que os seres humanos estão sujeitos e com a qual não conseguem lidar de modo adequado. Seguem 11 dicas preciosas para combatermos este inimigo. 
1- Lembre-se que nem todas as soluções estão ao seu alcance. Não sofra por coisas que não estão no seu controle.
2- Procure ter uma alimentação saudável. Alimentos de difícil digestão tornam nosso metabolismo mais lento e desprendem uma energia maior do nosso organismo.
3- Sorria. Sorria para as pessoas, sorria para a vida. Há um provérbio escocês que diz que ‘O sorriso custa menos que energia elétrica e é capaz de gerar muito mais luz’. O sorriso produz neurotransmissores e hormônios que naturalmente deixam nosso corpo em estado de bem estar.
4- Durma bem. O sono tem a capacidade de reparar nossa saúde física e mental. O importante não é apenas a quantidade de horas dormidas, mas a qualidade.
5- Procure estar em companhias agradáveis. Esteja sempre que possível cercado de pessoas com as quais gosta de conviver.
6- Pare de sofrer por antecipação. Lembre-se da quantidade de vezes que ficou apreensivo com uma situação e na ‘hora H’ não aconteceu nada daquilo que você imaginava.
7- Lembre-se que mente e corpo fazem parte de um único sistema. Faça avaliações com profissionais da saúde, pratique exercícios físicos e ao sentir-se tenso, mexa seu corpo, faça um alongamento, mesmo em seu ambiente de trabalho. Você sentirá a diferença.
8- Abrace, abrace, abrace. O abraço e outros tipos de contato físico produzem oxitocina (ou ocitocina), antídoto natural do cortisol, hormônio do estresse.
9- Tenha seus momentos de lazer. Passeie, viaje, veja um bom filme, ouça uma música bacana, tome aquele sorvete delicioso. Enfim, faça algo que realmente goste de fazer.
10- Vislumbre seu futuro, mas lembre-se de celebrar cada pequena conquista do presente. Assim você valoriza seu esforço e fica cheio de automotivação para seguir adiante.   
11- Evite levar trabalho para casa. Procure otimizar o uso do tempo para que não se sobrecarregue de trabalho quando deve ter momentos de lazer...

Dr. José Carlos Carturan Filho é Cirurgião Dentista, Especialista em Medicina Comportamental e MBA em Gestão de Saúde e Mkt

Nenhum comentário:

Postar um comentário