quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cérebro Você sabia?


llConheça alguns pontos bem interessantes sobre nosso cérebro. 
Você sabia que...
1) ...O cérebro do bebê é mais ativo que do adulto? Isto acontece porque as descobertas que ocorrem na primeira fase da vida são estímulos de alto impacto, que fazem com que a criança tenha atividades cerebrais até 250% maiores que do adulto.
2) ...O mundo é diferente quando visto por destros ou canhotos? Segundo estudos ingleses, isto se explica porque existe o uso de lados opostos do cérebro para interpretar uma imagem. Os destros usam o hemisfério direito para entender uma figura e o esquerdo para captar detalhes. Nos canhotos, este mecanismo é inverso.
3) ...Nosso cérebro diz respeito a menos de 2 % da nossa massa corporal, mas é responsável por gastar 20% da nossa energia diária. E a estrutura da massa encefálica (cerebral) é formada de 78% de água, 10% de gordura, 8% de proteína, 1% de carboidrato, 1% de sal e 2% de outros componentes.
4) ...Existe um grupo de neurônios, chamados de neurônios espelho, que ‘executa internamente’ todas as ações que vemos alguém fazer. Felizmente há uma estrutura no cérebro (córtex pré frontal) que nos impede de sair por aí imitando os outros como fazem os macacos. Mas há exceções... Ela não consegue evitar, por exemplo, que sintamos vontade de bocejar quando alguém boceja em nossa presença. Não é verdade?
5) ... O cérebro humano é capaz de guardar até 90% da informação obtida em uma leitura e ler até 4x mais rápido que o normal. Quando mais exercitamos a chamada ‘massa cinzenta’ do cérebro, por meio da própria leitura, por exemplo, nossa rapidez e capacidade de absorção de conteúdo aumentam. Exercícios de mentalização e técnicas de hipnose e auto-hipnose também ajudam.
6) ... Temos o péssimo hábito de ‘sofrer por antecipação’ porque o hipocampo, estrutura cerebral responsável pela memória, usa as combinações de registros de memória obtidos no passado e projeta para situações do futuro que julgamos parecidas com aquela vivida anteriormente. Isto pode ser bom ou ruim. O problema é que normalmente usamos pelo lado negativo, gerando sofrimento.
7) ... Não é possível fazer cócegas em si mesmo. Segundo a Universidade de Londres, isto acontece porque, obviamente, somos capazes de prever os movimentos antes que aconteçam. Como o fator surpresa é essencial para cócegas, não há como enganar seu cérebro.
8) O cérebro faz o possível para obter o máximo de resultado tendo o mínimo de esforço... Conhece pessoas que funcionam assim?
9) Os impulsos nervosos podem ser transmitidos entre os neurônios com velocidade superior a 320 km/h.
10) Em momentos de intensa atividade cerebral, a eletricidade gerada pelos neurônios, poderia acender uma lâmpada de 20 W
11) O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10.000 conexões entre eles. Percebeu o potencial que temos?
Aproveito para felicitar meu querido e amado pai, Dr. José Carlos Carturan por mais um aniversário.

Dr. José Carlos Carturan Filho é Cirurgião Dentista, Especialista em Medicina Comportamental e MBA em Gestão de Saúde e Mkt

Nenhum comentário:

Postar um comentário