quinta-feira, 12 de julho de 2012

A CHAVE do sucesso


llAtualmente tenho a satisfação de trabalhar no segmento de treinamentos e desenvolvimento, com ênfase no comportamento humano. Desta forma, tenho a oportunidade de conhecer pessoas muito bacanas e competentes e também de estar atento ao cotidiano de empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Desde grandes multinacionais, até microempresas gerenciadas por pessoas empreendedoras e com visão em longo prazo, que investem em seu capital mais precioso. Os seres humanos. Seus funcionários e colaboradores. 
E esta vivência faz com que o dinamismo das coisas fique bastante evidente. Tudo muda muito rápido. E na cultura empresarial isto também acontece. A competitividade e a busca pelo desenvolvimento profissional em certas situações tornam o ambiente bastante hostil e fazem aflorar alguns dos piores comportamentos das pessoas.
Com base nisto nós da Opendreams desenvolvemos um novo conceito, na realidade uma readaptação, uma atualização totalmente necessária que possa se adequar a este contexto.
Talvez grande parte das pessoas que leram algum livro ou cursaram alguma universidade na área de recursos humanos, marketing, administração, economia ou ainda outro conteúdo relacionado ao comportamento profissional conheça o conceito do CHA. Esta sigla refere-se às iniciais das palavras CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE. 
De modo simplificado e didático a palavra CONHECIMENTO diz respeito ao “saber”, dominar sua atividade. A HABILIDADE refere-se ao “saber fazer”, ou seja, colocar em prática este conhecimento em benefício próprio, da empresa e da equipe. Já a ATITUDE é o “querer fazer”, a pró-atividade, a iniciativa empregada ao realizar as coisas.
Estes atributos referentes ao CHA foram e ainda são extremamente valorizados em âmbito empresarial. Porém, justamente devido a esta competição exagerada o CHA ganhou outras duas letras que representam dois atributos de importância vital no crescimento profissional. Hoje é fundamental que o CHA se torne CHAVE. 
A letra “V” refere-se a VALORES.  Os valores pessoais, os princípios e também os valores da empresa, a postura exercida nos relacionamentos. Já o “E” é de ÉTICA, palavra que deriva do grego e está diretamente ligada a conceitos como caráter e respeito a si mesmo, aos colegas de trabalho e à empresa.
Não apenas estes atributos passaram a ser valorizados, como se tornaram essenciais para o bom andamento dos processos internos e para a manutenção, ascensão e definição dos cargos na empresa. Hoje, aquele que não reúne estes atributos perde significativamente espaço. As empresas estão priorizando pessoas que apresentem postura profissional e conduta irrepreensíveis, que saibam trabalhar em equipe e lidar com os problemas de forma sensata e equilibrada.
Portanto é importante que nosso caminho, nosso sucesso profissional ou pessoal seja construído em um alicerce consistente, verdadeiro e baseado em valores dignos e nobres e que a ética seja sempre uma virtude praticada. A CHAVE do sucesso está em suas mãos. Tenha paciência, persistência e use-a da maneira correta.

Dr. José Carlos Carturan Filho é Cirurgião Dentista, Especialista em Medicina Comportamental e MBA em Gestão de Saúde e Mkt

Nenhum comentário:

Postar um comentário